O plenário da Câmara Municipal de Contagem (CMC) foi palco de muitas homenagens nesta terça-feira (2/4), data que é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento teve como objetivo falar sobre o assunto, a importância que ele tem dentro do âmbito escolar e durante o bate-papo o Grupo de Apoio a Pais e Famílias de Autistas (Amais), mostraram relatos de mães em vídeos gravados.
Durante o encontro, foi falado sobre da necessidade de conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo, em como tratar e respeitar uma pessoa com o espectro. Em alguns relatos, o preconceito é uma das grandes barreiras enfrentadas pelas famílias. Dessa forma, o grupo, em mais uma ação na CMC, pediu que os vereadores da casa dessem uma atenção especial ao assunto.
"O Autismo está aumentando em número de diagnósticos e o tratamento adequado não acompanha o crescimento desses diagnósticos, trazendo para os pais uma frustração muito grande, pois a intervenção precoce é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças", destaca a presidente do Amais Contagem, Josy Silva.
Num certo momento o grupo apresentou um vídeo com alguns relatos de mães que passaram por situações constrangedoras com filhos em escolas, ônibus, etc. O vídeo faz parte de uma ação conjunta denominada "E se fosse o seu filho?". A pergunta provocativa refere-se as mães que sofrem vários tipos de exclusão com os filhos que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No final o Amais deixou uma mensagem de paz e bastante reflexiva para todos que ocupavam as cadeiras do Legislativo vissem com bons olhos as políticas públicas a favor das crianças, adolescentes e também adultos.